quarta-feira, 29 de junho de 2016

Receita #9 Peitos de Frango Pizzaiola e Receita #10 Massa

Peitos de Frango Pizzaiola


Aleluia!
Acabaram-se os desejos de bacalhau (pelo menos por agora) e uma proteína diferente foi permitida na cozinha aqui de casa.
Resolvi fazer uns peitos de frango à pizzaiola e depois de muita investigação descobri que pizzaiolo é o nome que se dá ao funcionário responsável por fazer pizzas numa pizzaria. Ora se pizzaiolo é homem pizzaiola é mulher e como pela foto dos peitos de frango a parte de cima parece a duma pizza hipercalórica deduzo que este frango seja à moda duma mulher que tem jeito para fazer pizzas. Se esta lógica da batata não estiver de todo correcta agradeço que me elucidem através da caixa de comentários.
Para acompanhar os peitos de frango fiz a extremamente complicada receita de massa. Eu sei que é difícil de fazer mas como é uma das receitas do livro e eu tenho de as fazer todas fiz das tripas coração e deitei a mão à massa - literalmente.

A extremamente complicada Massa


Como sei que ninguém tem paciência para fazer massa visto ser tão "tempo-consumidor" deixo a receita dos peitos de frango. (Se alguém estiver com dúvidas estou a ser irónico no que toca ao assunto massa).

1. Colocar no copo 200 g de queijo flamengo e ralar. Retirar e reservar.

No meu caso já tinha queijo ralado no congelador, Por isso foi só procurar bem, destruindo durante a procura meia dúzia de ímans, e pude saltar o primeiro passo.

Isto é poupar tempo. Molho de tomate no copo. Peitos de frango na Varoma e aproveita-se e pesa-se o queijo que já estava ralado no congelador.


2. Colocar no copo 30 g de azeite, 150 g de cebola e 2 dentes de alho, picar 5 seg/vel 5 e refogar de seguida 5 min/120ºC/vel 1.
3. Juntar 600 g de tomate em pedaços, um caldo de legumes e um pouquinho de açúcar. Colocar na Varoma (cozinhar a vapor com aroma é o significado da palavra) 800 g de peito de frango cortados ao meio temperados com sal e pimenta e programar 25 min/ Varoma/vel 1.

No fim põem-se os peitos de frango num pirex, polvilha-se com orégãos, cobre-se com o molho de tomate que se fez no copo, polvilha-se abusivamente com o queijo ralado e forno com ele durante 15 minutos ou até gratinar.

Antes de ir ao forno






7 comentários:

  1. O frango cozinhado dessa forma fica muito bem, ainda há pouco tempo também fiz! :)
    Quanto à massa acho que sem o auxilio da bimby era daqueles pratos impossíveis de fazer. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conhecia o método e fiquei fã :) De certeza que vou repetir mais vezes. Graças a Deus que inventaram a Bimby para a massa passar a ser uma receita acessível a todos :)

      Eliminar
  2. É engraçado, ouço maioritariamente dois tipos de pessoas a referirem-se a proteína - gente 'fit', principalmente a que conta macronutrientes, e cozinheiros. Soa sempre estranho, não sei porquê :P
    Por acaso descobri que 'pizzaiolo' era alguém que fazia pizzas há pouco tempo, a propósito de um vídeo popular acerca de violência contra as mulheres. Havia um rapazinho italiano a dizer que queria ser pizzaiolo quando fosse grande. E, claro, disse aquilo com a sonoridade hilariante que só um italiano consegue reproduzir :P
    A ironia não passa bem pela escrita, sinceramente fiquei a pensar que tinhas feito massa caseira e estava até para pedir a receita, já que parecia tão perfeita! :P
    Assustei-me com o pedaço de queijo, pensei que estivesse qualquer coisa a ser projetada para fora da máquina :P Realmente esse multitasking está fantástico :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com tanta coisa esqueci-me de mencionar que o frango tinha um aspeto maravilhoso, mas tem ;) Nunca fiz frango assim e fiquei com muita vontade :D

      Eliminar
    2. Vale muito a pena fazer o frango desta forma, o sabor fica muito bom.
      Se quiseres partilhar o link do video que referes eu agradecia, são sempre coisas interessantes de nos debruçarmos sobre, de forma a também pensarmos noutra coisa que não receitas :)
      Por falar em massa caseira tenho uma máquina cá em casa, comprada no LIDL, chamada se não me equivoco Ernesto (uma coisa muito estranha termos máquinas com nomes de pessoas - qualquer dia passo a chamar ao meu fogão Carlos Joaquim) que acho que só serviu uma vez e foi a cara metade que se aventurou. Qualquer dia tento fazer massa fresca com ela e depois conto como ficou :)

      Eliminar
  3. Adorei!! O ponto de vista da poupança e da optimização do tempo são sempre benefícios, até mesmo para quem pensa que não precisa deles.
    Esta receita do frango pizzaiola só a fiz uns 4 anos depois de já ter a bimby. no livro base da tm31 esta receita não tem foto e acho que por isso nunca me despertou interesse. Mas é maravilhosa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente no livro da TM5 todas as receitas tem fotos, o que infelizmente leva a uma produção excessiva de saliva quando o folheamos :P

      Eliminar