quinta-feira, 9 de junho de 2016

Receita #3 Estufado de Tofu

Eu sabia que este desafio se ia virar contra mim. Mas é que tinha a certeza absoluta disso. Chego a casa todo feliz da vida vindo do trabalho e a cara metade está à espera em casa para me receber com um super sorriso nos lábios.
Deve estar feliz por me ver pensei eu inocentemente (e burramente). Até ao momento em que me diz que já que me propus a fazer todas as receitas do livro da Bimby podia por mãos à obra e fazer o jantar. Mas e coisa e tal estou cansado e tu fazias mais depressa - erro crasso - porque eu nunca levo nada até ao fim, e que tenho boas ideias mas sou um preguiçoso procrastinador, e que o cansaço não é só meu.
BANDEIRA BRANCA.
Arrasto-me derrotado para a cozinha e abro o frigorífico e o livro da Bimby. Depois de largos momentos contemplativos decido que vou fazer estufado de tofu.
Ai estufado de tofu não que já comemos há pouco tempo! Questiono-me se a cara metade agora também consegue ler os meus pensamentos - a convivência tem destas coisas. Porque é que não fazes um tofu à Brás ou um caril de tofu? Pergunto-lhe se alguma dessas receitas está no livro base. Não? Paciência, o desafio a que me propus não dá liberdade a criatividades culinárias!
Tenho de confessar que relativamente às receitas sou muito quadrado, muito by the book. Enquanto que a cara metade muda e troca ingredientes e tempos de cozedura e tudo o mais eu tenho de seguir à risca tudo o que está escrito na receita. Porque tenho medo que uma pequena mudança me mande com a Bimby pelos ares. Ou que me torne a comida intragável.
Começo a fazer o refogado e a descascar a cebola e os alhos. Deixa-me ensinar-te uma técnica espantosa para descascar alhos diz a cara metade ainda visivelmente ressabiada por ter de ir comer estufado novamente. Reviro os olhos. Ah e tal cortas aqui a base do alho e dás-lhe um golpe ao longo do corpo e tiras-lhe a casca facilmente. Casca não sai assim tão facilmente. Cara metade fica ainda mais irritada. Casca continua a não sair. Cara metade não desiste mas vê-se que está fula da vida. Finalmente o alho é descascado. Rio-me para dentro mas faço um ar de que sim foi espectacular e a minha vida mudou para melhor.
Depois do refogado corto os vegetais, demorando uma eternidade visto ser muito nabo na preparação de legumes, junto a pimenta, o vinho branco (gosto de por um bocadinho sempre a mais para realçar o sabor) e um caldo de legumes de compra. Sim eu sei que a Bimby faz caldos de legumes e que são muito melhores e tem menos sal e tudo e tudo e tudo mas eu tenho estes em casa e preciso de os gastar por isso perdoem-me o pecado.
Cozinha tudo e no fim dos 12 minutos junto o tofu. Desta vez escolhi uma marca diferente da que costumo usar e tenho a dizer que além de ser muito mais fácil de cortar o tofu era bem mais saboroso. O único inconveniente é que o comprei no Martim Moniz numa das lojas asiáticas que por lá proliferam e honestamente acho que não o vou encontrar noutro local fora daquela zona.
Para terminar o prato abusei dos orégãos e do manjericão da Margão (que eu sou fã) e que estava completamente perdido no armário das especiarias que já está cheio até ao tecto.
Ah, confesso que fiz uma pequena mudança na receita - não me chicoteiem por favor - que foi juntar molho de soja - adoro - ao tofu no momento em que o coloquei no copo da Bimby. Pois devias tê-lo marinado primeiro na soja para absorver mais sabor diz a sumidade culinária que é a minha cara metade.

Avaliação do resultado final. Receita muito saborosa com os temperos no ponto mas com alguns pedacinhos de cenoura assim a atirar para o al dente. Como sou azelha a preparar legumes devia ter cortado mais finamente a cenoura de forma a ser mais rápido o seu cozimento. Da próxima vez vou ponderar em picar grosseiramente na Bimby antes de a colocar para cozinhar.


O tofu comprado no Martim Moniz

O Manjericão da Margão que estava perdido no Armário das Especiarias

O Resultado Final


4 comentários:

  1. e eu que ando à procura de receitas com tofu..e achei aqui esta, eh, eh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como faço as receitas do livro base da Bimby não as coloco aqui na integra para não ser um copy paste mas se quiseres posso-te enviar a receita completa :) é só pedir

      Eliminar
    2. Vou hoje fazer uma receita de tofu. No livro base, além desta receita (que eu tenho, não precisa me enviar, mas agradeço), tem uma de almondegas de tofu. Tb entretanto, arranjei um livro de receitas vegan e tem lá uma tarte/quiche de tofu com um aspeto divinal. Ainda não decidi qual delas fazer. :))

      Eliminar
    3. Depois é favor partilhar a receita escolhida :)

      Eliminar