quinta-feira, 16 de junho de 2016

Receita #5 Quadrados de Chocolate

Uma pessoa não deve viver com arrependimentos mas há uma coisa na minha infância que eu não me consigo perdoar. O facto de não ter comido mais bolos!
Pode parecer ridículo mas tenho pena de não ter comido bolos nenhuns quando era mais pequeno, de não ter lambuzado os dedos e a cara com o creme das bolas de Berlim (comia bolas de Berlim sim na praia mas sempre sem creme). Odiava bolos, odiava ainda mais o creme dos ditos cujos. Passaram-se anos em que a minha mãe comprava um bolo de aniversário para eu levar para a escola sabendo de antemão que não lhe tocaria. Na altura do bolo-rei achava imensa piada ao brinde e à fava, mas como não comia bolo estava sempre fora da competição sobre quem acharia o quê, não fosse a minha mãe pedir para eu escolher uma fatia e se nessa fatia houvesse brinde ou fava eram para mim. Conclusão, ela comia duas fatias, a dela e a minha, mas nunca me lembro de a ouvir queixar acerca disso.
Era uma criança que não comia bolos e para mim fazia-me confusão quem os conseguia comer.
Isso passa com a idade, vaticinava a mina mãe, com o teu irmão foi exactamente o mesmo.
E assim foi, com o passar dos anos comecei a comer bolo-rei, depois outro tipo de bolos com creme e no fim mesmo os bolos de aniversário eram devorados com prazer.
Esse prazer manteve-se até à idade adulta, e acho que foi devido a ter comido poucos bolos em criança que não fiz a transição de como se comer um bolo adequadamente na idade adulta. Basta olharem para a minha cara para saberem se estiver a esfregar-me numa bomba calórica. Lábios e cantos da boca todos besuntados com chocolate ou outros resquícios da gulodice. E já tentei comer de forma elegante, sem ficar com aspecto de quem enterrou a cara na sobremesa num desespero de fome mas não consigo, é algo superior a mim!

Além de gostar de comer bolos e sobremesas no geral fico muito feliz se as puder cozinhar (desde que não as queime ou aconteça outro cataclismo semelhante) porque significa que vou lamber o tacho. Neste caso mais concreto irei lamber o copo da Bimby e foi isso que aconteceu (e que valentes lambidelas eu dei - nada de pensamentos devassos sff) quando decidi fazer uns deliciosos quadrados de chocolate.

A cara metade sofre da mesma gulodice que eu (junta-se a fome à vontade de comer) por isso também começou a salivar quando falei em fazer quadrados de chocolate. Primeiro passo - untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro. ERRADO! Segundo a cara metade em vez de untar com manteiga vamos colocar uma folha de papel vegetal no tabuleiro para ser mais fácil desenformar os quadrados e coiso e tal e polvilhar a farinha directamente no papel.
Passo seguinte, colocar no copo da Bimby a manteiga, o açúcar e os ovos. Abro o frigorífico. Onde está a manteiga? Como pode não haver manteiga nesta casa? Sinto imediatamente o meu nível glicemico a descer a pontos de poder ter um piripaque. Usa creme vegetal diz a cara metade. É a mesma coisa? indago eu. A cara metade faz um ar de "se não for que queres que te faça?" Arrisco e uso o creme vegetal - isto sim é viver no limite.
Seguidamente adicionar o chocolate e misturar. E aqui ressalvo dois detalhes. O primeiro é que o chocolate deve ser bom para o resultado final ser bom também. Sei que isto parece estupidamente óbvio mas existe muita gente que se esquece. Eu gosto de usar o chocolate da Pentagruel porque é o que conheço melhor mas estou sempre aberto a novas sugestões. O segundo é que ao colocarem o chocolate dentro da Bimby cortem-no primeiro em pedacinhos pequenos. Porque se não as coisas não vão correr tão espectacularmente bem como poderiam - acreditem!
Depois do chocolate adiciona-se a farinha, vai ao forno, desenforma-se quente, corta-se em quadrados e polvilha-se com açúcar em pó que pode ser feito na Bimby mas que eu usei já feito porque tinha na dispensa e é preciso ser gasto.

Escusado será dizer que nos minutos a seguir já andava com as beiças todas pintalgadas de chocolate!

Chocolate para culinária Pentagruel
O chocolate cortado antes de ir para a Bimby

Altura de ir para o forno

O resultado final

8 comentários:

  1. Já eu comi todos os doces em criança.
    Ainda assim, às vezes exagero.
    Gostei desses quadradinhos.
    Vamos lá experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São super fáceis de fazer e o resultado fica óptimo. Aquando o teste do palito para saber se já esta cozido o palito deve vir sujo porque os quadrados querem se humidos :)

      Eliminar
  2. Bem, há sinas piores do que uma falta de jeito incontornável para comer bolos por não gostar deles em criança :P E podes sempre usar isso como desculpa para fazer mais bolos! Diz que é mau ;)
    Os quadradinhos ficaram muito gulosos. Nunca fiz, por acaso! Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu choro sistematicamente por ter de enfardar bolos para compensar a falta que tive em criança :P
      A receita é extremamente acessível, se for preciso mais detalhes é só pedir :)

      Eliminar
  3. Como é possível existir uma criança que não gosta de bolos?! :P E quanto à falta de jeito para comer bolos, há bolos que é impossível comer sem terminar parecendo que andou um animal a chafurdar no nosso prato! :P
    Quanto a esses quadradinhos parecem muito bem já que adoro chocolate. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem duvida um mistério para a genética deslindar já que nem eu nem o meu irmão gostávamos. Mas também nenhum de nós apanhou piolhos - será que está relacionado? :D

      Eliminar
    2. Tenho que deitar a tua teoria por terra pois eu e a minha irmã adorávamos e adoramos bolos e também nunca apanhámos piolhos! :D
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
    3. Tenho de pensar numa teoria nova :)

      Eliminar