terça-feira, 14 de junho de 2016

A Prenda - Grãos de Kefir

Trouxe-te uma prenda diz-me a cara metade com um ar de extrema felicidade. Dou-lhe o meu melhor sorriso. Afinal é sempre bom recebermos um miminho de que nos ama. Fecho os olhos e estendo as mãos e quando os volto a abrir tenho uma tacinha com uma substância não identificável lá dentro. São grãos de kefir diz a cara metade com o mesmo entusiasmo de alguém que descobre uma nota de quinhentos euros perdida no bolso das calças. O meu melhor sorriso começa a ficar forçado. É para nos ajudar a nível dos intestinos diz a cara metade, toda a gente fala maravilhas do kefir. E como eu vi um anúncio no OLX dum senhor a dizer que tinha para dar aproveitei.
O meu sorriso passa a amarelo porque
a) Os meus intestinos estão muito bem obrigado. Se exista alguém que liberta uns gases ligeiramente mais poderosos não sou eu.
b) Ir buscar grãos de kefir a alguém do OLX que nem sequer se conhece?! Chamem-me antiquado mas eu é que não me ia sujeitar a aparecer na capa do Correio da Manhã com um título do tipo "Blogger Anónimo vai à busca de grãos de kefir grátis e acaba sequestrado em antro de tortura medieval"
No entanto a cara metade não estava nem aí para os motivos do meu sorriso amarelado e começou logo a tratar de activar os grãos de kefir com um litro de leite e a dar-me todas as instruções de como tratar bem dele.

Para todos aqueles que ainda não perceberam o que raio é o kefir deixo-vos com a descrição que a simpática da Wikipédia nos dá, apesar de achar que esta descrição é mais adequada para os grão de kefir em si:

"Kefir ou quefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles."

Ou seja os grãos de kefir são um grupo de bactérias e leveduras que tem a capacidade de fermentar o leite e dar origem a um produto (o kefir) que quando consumido aparentemente tem imensos benefícios para o corpo humano principalmente a nível do intestino. Os grãos de kefir tem a capacidade de se multiplicar conforme são cultivados sendo por isso que há pessoas que de vez em quando tem para dar. Algo que muitos não sabem é que como os grãos foram considerados na antiguidade como uma dádiva divina supostamente os mesmos nunca deveriam ser comercializados e sim sempre doados, mas claro que isso não acontece.

Quando era mais novo lembro-me de ter tido grãos de kefir em casa que uma amiga tinha trazido dum amigo que vivia no Alentejo. Na altura eu era um rapaz um bocado despassarado e por isso a minha mãe é que se encarregou de tomar conta do kefir. Um dia chego a casa e lembro-me nem sei porque de perguntar como estavam os grãos de kefir. A minha mãe olha para mim muita séria e diz-me: "Desculpa mas aquilo fazia-me impressão estarem cada vez maiores e fiquei assustada e mandei tudo pelo cano." E assim se foi a dádiva divina.

Os Grãos de Kefir que recebi como prenda




9 comentários:

  1. Julgando pelo motivo b do sorriso amarelo, acho que a dramatização não ocorre apenas em situações relacionadas com porquinhos da índia :P Até pensei que a questão fosse ser um possível envenenamento/mutação genética dos grãos de kefir, mas não :P
    Só para avisar, com este ser vivo em particular atirar comida para ver se está vivo não resulta :P
    Felicidades com o kefir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "possível envenenamento/mutação genética dos grãos de kefir" - pronto agora é que já não durmo. Não me bastava as preocupações com a soja tiveste de me induzir um estado de paranoia kefiriano.
      Realmente atirar comida para ver se ele se mexe não me parece uma técnica votada ao sucesso, mas ainda estive um bom bocado a pensar no que aconteceria se usasse o leite sem lactose que tinha cá em casa - o bicho reclamaria?
      Caso queiras uns grãozitos de kefir já sabem a quem te podes dirigir - eu prometo que não faço alterações cromossómicas do mesmo.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Desde que se tranque a cozinha não é preciso ter medo :P

      Eliminar
  4. Já tive e até gostava de ter de novo. MAs aflige-me o facto de isso estar sempre a crescer. Ainda me ocupa a cama e se atira ao marido. Nã, fico-me pelo querer e pronto. Se mudar de ideias já sei onde vir pedinchar um bocadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando mudares de ideias estás à vontade para pedir :) É uma questão de educação, se todos os dias disseres aos grãos de kefir que não se devem fazer aos maridos alheios eles interiorizam a lição :)

      Eliminar