quarta-feira, 8 de junho de 2016

Receita #1 Ovos Cozidos e Receita #2 Cogumelos Salteados

Início do Desafio.
Primeira coisa a fazer. Pegar no livro base. Constatar que ele não morde mas que se cair em cima do pé vai aleijar.
Segundo, abrir e ler as páginas iniciais com as boas-vindas, as dicas de cozedura, as funções básicas da máquina. Constatar que 5 minutos depois já nos esquecemos de metade das coisas. Voltar a ler tudo. Perceber que não precisamos de decorar nada - afinal temos o livro e não vamos para nenhum exame sem consulta.
Terceiro, darmos-nos conta que estamos a hiperventilar. Acalmarmos-nos um bocadinho.
E aqui começam os problemas. A minha ideia inicial era fazer as receitas do livro todas a eito. Começar na primeira e zumba zumba zumba até à última. Só que isso iria implicar que a minha primeira receita fosse natas batidas. E depois claras em castelo. E depois massa quebrada. E eu não ia obviamente nem deitar fora as coisas nem come-las assim simples nem por uma questão de orgulho pedir à cara metade para as incorporar noutro cozinhado.
Por isso resolvi deixar essas lá mais para a frente e começar com uma coisa mais simples. Folheei o livro e decidi-me pelos ovos cozidos. Estava contente. Ia ser fácil. Havia poucas coisas que podiam falhar. Até que a cara metade me diz, ai faz-me ovos benedict então.
E eu pois claro que sim e que raio é isso? Segundo a cara metade o ovo benedict é um ovo que fica com a clara firme mas com a gema macia a atirar para o líquido. E eu está bem. E olho para o livro da Bimby. E não fala da benedicts nenhuns na parte do tempo da cozedura. Doze minutos diz a cara metade. Está bem resmungo eu.
Coloco a água no copo e quando vou por os ovos no cesto diz-me a cara metade - usa o suporte para ovos. Que é não mais que uma folha de papel de alumínio moldada de forma ao ovo assentar e ficar direitinho e não rebolar pelo cesto todo. Uso o suporte para ovos. Ponho o tempo e a temperatura e ligo a Bimby. Nada pode correr mal. Até que começa a sair imensa espuma do copo. Pronto já consegui destruir uns singelos ovos. A cara metade que estava a vigiar todo o processo manda desligar a máquina, baixar a temperatura cinco graus e continuar com a cozedura. Segundo ela quando isto acontece é porque a água entra em contacto com alguma sujidade que os ovos possam ter e isso faz com que se forme esta espuma. Para mim foi porque a cara metade me deu o copo sem estar lavado depois de fazer pão mas não quer admitir.
Adiante estava eu todo contente com a minha primeira receita quando a cara metade (que se arrisca a ser lançada pela janela) pergunta se vou apenas fazer uns ovitos. Reviro os olhos e decido-me a fazer uns cogumelos salteados - cuja receita me pareceu bastante fácil.
Vou buscar as ervas aromáticas ao frigorífico, que estão dentro dum recipiente especial comprado na Tescoma de forma a prolongar o seu tempo de semi-vida e pico a salsa com o alho. Insiro a borboleta e mando para lá o resto dos ingredientes sendo que uso uma lata de cogumelos e uns cogumelos Portobello biológicos muito saborosos que estavam no frigorífico já esquecidos. E aqui tenho de referir que como mestre da poupança que tento ser uma das coisas que mais gosto é de comprar produtos no supermercado com aquela etiqueta roxa de aproximação de fim de prazo de validade. Conseguem produtos de boa qualidade a um preço muito mais baixo - mas depois convém lembrarem-se de os consumir antes de eles se deteriorarem.
Ponho também uma malagueta sem as sementes - senão fica muito picante diz-me vocês sabem quem - porque viemos da Índia não faz uma semana e trouxemos um saco cheio delas que temos que usar. E fica tudo a saltear.
Conclusão. Tudo extremamente saboroso. Os cogumelos estavam divinais. Os ovos estavam bem cozidos mas a gema já não estava tão líquida como deveria porque como sou um cabeça no ar quando a Bimby apitou não fui logo a correr tirar o cesto para os passar por água fria para parar o processo de cozedura. Mas para primeiras receitas fiquei confiante. Vamos ver como correm as próximas.

O belo do suporte para os ovos
Recipiente para ervas aromáticas da Tescoma
Cogumelos Portobello em Promoção

Malaguetas vindas da viagem à Índia
O Resultado Final

Sem comentários:

Enviar um comentário