domingo, 3 de julho de 2016

Receita #11 Queques com Pepitas de Chocolate

Queques com Pepitas de Chocolate

Nestes últimos dias tenho ido correr com o meu irmão visto que a minha circunferência abdominal começa a sair dos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
Gostava honestamente que as pessoas, sobretudo as que trabalham comigo, começassem-me a perguntar o que é que eu ando a fazer (para estar tão elegante) e não o que ando eu a comer (para ter tantas semelhanças com um barril). Na realidade eu gostava era que não me perguntassem nada e que cada um se preocupasse consigo mesmo, mas, como não me parece que isso seja uma aspiração realista, resolvi ir correr para queimar algumas calorias.
Só que existe um pequeno problema. Eu sou adepto daquele dizer "I run I can" ou em português Eu Corro Eu Posso. Eu corro eu posso comer um hambúrguer todo cheio de molhanga. Eu corro eu posso enfardar um pacote de batatas fritas com sabor a presunto. Eu corro eu posso ir para casa a correr fazer queques com pepitas de chocolate para compensar as calorias que perdi. E foi isso mesmo que eu fiz.

1. Untar com manteiga um tabuleiro para queques.
E vão por mim, não sejam avarentos na manteiga senão depois ficam com os queques todos destruídos. Eu usei dois tipos de formas, umas mais pequeninas, que deram uns queques mais escurinhos, e umas maiores em forma de rosa. As rosas que saíram perfeitinhas foram apresentadas como rosas, as que ficaram metade agarradas à forma foram descaradamente viradas de cabeça para baixo e tchanã, na foto parecem imaculadas.
2. Colocar no copo 100 g de chocolate partido em pedaços e picar 6 a 10 seg/ vel 5. Retirar e reservar.
Não se esqueçam que querem pepitas de chocolate e não chocolate pulverizado, por isso não aumentem a velocidade de corte.
3. No copo colocar 150 g de manteiga à temperatura ambiente, 2 ovos, 200 g de açúcar, 300 g de farinha, uma pitada de sal, 300 g de leite e uma colher de chá de fermento para bolos e bater 30 seg/vel 5.
4. Incorporar na mistura as pepitas de chocolate, misturando tudo por 15 seg/ vel 4 e usando a lâmina na função inversa, de forma a não cortar as pepitas e sim a misturá-las.
Encher as formas e mandar para o forno durante 30 minutos a 180ºC.

Enquanto se deixa arrefecer aproveita-se para ir dar uma corridinha, porque se a pessoa não correr, não vai poder (comer os queques claro!).

A mistura antes de ir ao forno



6 comentários:

  1. Comia agora um queque desses com um belo café :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Queques é bom, queques com pepitas ainda é melhor! :) Isto de ter um blogue de comida só te vai ajudar a ganhar peso, lamento informar, a não ser que faças receitas fit em vez de queques com pepitas. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partiste-me o coração. A partir de hoje vou só colocar receitas de papas de linhaça com sementes de chia e coisas do género - ou talvez não :P

      Eliminar
  3. Podia ser pior, havendo a hipótese de fazer os queques e comê-los sem compensar com corrida :P Essa história da compensação é mesmo típica, uma pessoa fica admirada ao ver, por exemplo, uma mesa de abastecimento num trail (vá, eu se que é preciso energia, mas daí a ter uma bancada cheia de bolos e batatas-fritas no meio do percurso ainda vai um longo caminho :P)!
    Mas eu percebo, queques são deliciosos ;) E esses parecem especialmente bons! Gostei da sinceridade quanto às rosas desfeitas :P Digo-te já que ter algumas direitinhas foi um feito, eu cá não me dou com formas de silicone :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente sou homem de não compensar, ou compenso mentalmente pensando que podia ter sido pior e ter comido ainda mais! :P
      Criei este blog para mostrar que mesmo o mais nabo dos seres (como eu) consegue fazer coisas minimamente apresentáveis, nem que para isso tenha de recorrer a certos truques, como fazer cinquenta queques e só fotografar um :p

      Eliminar