segunda-feira, 11 de julho de 2016

Receita #12 Pizza Margarita


Pizza Margarita
Existem aqueles dias em que não nos apetece cozinhar. Que simplesmente sentimos o chamamento do sofá e desejamos entrar em modo urso e hibernar até ao dia seguinte. Mas mesmo nesses dias é conveniente alimentar-mos-nos. Antigamente perdia amor ao dinheiro e mandava vir uma pizza. Primeiro ficava tempos infindáveis a escolher os ingredientes (nasci assim indeciso o que fazer?), depois rezava com afinco para que o senhor da pizza não se perdesse e fosse parar a um bairro duvidoso e ainda fosse assaltado e eu ficasse sem jantar (como podem ver o que aqui me preocupa não é a segurança dum trabalhador esforçado mas sim a minha barriga). Por fim quando a pizza chegava a casa, já tendo eu mastigado meia almofada com a fome/stress/impaciência, poderia ter o azar ou de na viagem do elevador ela ter-se desmontado toda ou de se terem esquecido de metade dos ingredientes - ambas as situações já aconteceram comigo!
Agora, desde que a Bimby entrou na minha vida, eu próprio faço as minhas pizzas, qual Tia Cátia do 24 Kitchen. São rápidas, são económicas e tem uma grande vantagem, que é a de serem ideias para limpar o frigorífico. A regra é: se está no frigorífico quase a estragar-se então mete-se na pizza.
Desta vez não fiz nenhuma pizza limpa restos mas sim uma pizza margarita.

Massa da Pizza
1. Coloca-se no copo 220 g de água, uma colher de chá de açúcar e 8 g de fermento de padeiro seco e mistura-se 20 seg/vel 2.
2. Junta-se 400 g de farinha tipo 65, 30 g de azeite e uma pitada de sal. Amassa-se durante 2 minutos na função espiga. Solta-se a massa do copo, forma-se uma bola e deixa-se levedar.

Cobertura.
3. Coloca-se 300 g de queijo mozarela fresco cortado em pedaços e pica-se 3 seg/vel 5. Transfere-se para o cesto e deixa-se escorrer durante 10 minutos.
4. Depois de estendida a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, distribui-se 400 g de tomate em pedaços, o queijo mozarela picado e tempera-se com sal e um bom fio de azeite. Forno com a pizza durante 20 minutos.
5. Enquanto roemos as unhas já com fome colocam-se numa taça uma dúzia de folhas de manjericão cortadas em pedaços e envolve-se com duas colheres de sopa de azeite. Rega-se a pizza com esta mistura e mais cinco minutos de forno.

No fim podem comer a pizza margarita na sua forma mais pura ou se quiserem dar um toque ainda de mais frescura juntem alguma rúcula antes de se atirarem a ela!

A Massa

Antes de ir ao Forno

6 comentários:

  1. Está bem apetitosa! E estas assim são bem melhores pois são mesmo feitas ao nosso jeito. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não precisamos de andar a pedir para por ou tirar ou trocar ingredientes e no fim assustarmos-nos com a conta :P

      Eliminar
  2. Que boa! Concluo que a minha Bimby está subaproveitada.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curso de cozinha já teve a oportunidade de ir? A Bimby é muito cara para ser bibelot :)

      Eliminar
  3. Felizmente para a minha carteira, estou fora da área de distribuição da telepizza :P De qualquer modo, pelo que dizes isto de encomendar pizzas é perigoso, aumenta o risco de um ataque cardíaco enquanto ela não chega e tudo. Se calhar é isso que querem dizer quando falam de as pizzas serem pouco saudáveis :P
    Ainda bem que arranjaste solução, e logo uma com tão bom aspeto! Adoro pizzas caseiras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a Domino's ainda não vai para a tua área? :P
      Realmente devia haver uma linha directa SOS STRESS PRÉ-PIZZA. Aposto que iria salvar muitos estômagos ansiosos :P

      Eliminar